Rômulo do Nascimento Pereira

Memória gráfica
na margem:
ampliar para mapear
o circuito de comunicação impressa no Amazonas
(1851–1910)

Este texto aborda parte da história da cultura impressa na região amazônica brasileira a partir do mapeamento do circuito de produção gráfica do Estado do Amazonas, realizado com ênfase nas oficinas tipográficas ativas durante o período de 1851 a 1910. A pesquisa que motivou esse estudo reuniu um extenso conjunto de objetos primários, informações, agentes e marcos históricos, muitos deles, podemos considerar, até então dispersos ou mesmo pouco conhecidos. A fim de dar coerência à leitura dessa diversidade de informações, elas foram articuladas neste mapeamento, como uma tentativa de representação do complexo cenário amazonense a partir da cultura impressa. O texto que segue busca mostrar como essa trama de relações foi configurada a partir de um modelo e, tendo este como base, apresentar informações sobre a dinâmica do trabalho dentro das oficinas gráficas ao longo de seis décadas, sobretudo na capital do Estado do Amazonas, Manaus.

A rede em torno da cultura impressa avançou de forma lenta na recém-criada Província do Amazonas, mas serviu como elo de integração com o restante do país. Em 1851, quando Manaus recebeu sua primeira oficina tipográfica, a cultura oral, sustentada pela língua geral amazônica, ainda era predominante. Essa tensão é significativa: de um lado, a cultura letrada em português, imposta pelo colonizador com o uso artifício da tecnologia tipográfica, com o ensino da língua portuguesa nas escolas; de outro, a luta da cultura dos povos originários, a cultura oral, da língua geral amazônica, que também foi apropriada e difundida por exploradores europeus. É justo apontar que esse confronto já se desenhava desde a política pombalina de repressão e uniformização, que procurava moldar a região aos interesses da coroa portuguesa.

Este trabalho adota uma postura crítica ao abordar a história do design no Brasil à “margem”, em sentido duplo: primeiro, como contraponto a um centro que costuma desvalorizar a produção não canônica, vista como menor, exótica ou atrasada; segundo, como fronteira de um território ainda pouco explorado, onde o trabalho com fontes primárias, recortes de tempo amplos e grande diversidade de artefatos, impõe desafios adicionais.

O olhar atento às margens se reflete no relato da pesquisadora Edna Cunha Lima (2023, p. 16), em que descreve a mudança de perspectiva que viveu ainda na década de 1980. Sua formação modernista foi colocada em xeque durante a pós-graduação realizada na Universidade de Reading, na Inglaterra, levando-a a revisitar a paisagem gráfica brasileira com outro olhar, valorizando os impressos do século XIX e, em especial, a tipografia e a litografia comercial, tradicionalmente negligenciadas. Em suas palavras, essa virada crítica exigiu:

... suspender certezas, tive que desnaturalizar o objeto gráfico. Fui me afastando das noções modernistas que sugeriam que o design seria guiado por metodologias universais. Passei a ver que todo objeto gráfico é produto de seu tempo e que variam não só os métodos de produção como também as especificidades da linguagem de cada época. Passei a entender que não existem elementos neutros, o que me levou a estudar os tipos, meu interesse atual (Lima, 2023, p. 20-21).

Inspirado no conceito de Circuito das Comunicações, de Robert Darnton (1982), que entende o impresso como ponto de articulação de diferentes agentes e instâncias, este trabalho adapta o modelo de circuito para detalhar a etapa de produção gráfica, acrescentando elementos essenciais para representar a complexidade do setor gráfico, aplicado no contexto amazonense. Sua aplicação resultou em cenário mais amplo a partir de um conjunto de informações sobre variados agentes, com um detalhamento das oficinas tipográficas como espaços sociais complexos.

Keep reading
Sign in or create your free account to read the rest of this chapter and the whole book. You will pick up right here.