MAS E O FUTURO?

Até agora neste trabalho tivemos nosso olhar voltado principalmente para o passado, afinal, este se apresenta latente em nossa realidade, com suas cicatrizes cada vez mais escancaradas dado o esforço intelectual e a militância dos movimentos indígenas, negros e feministas. As estátuas dos colonizadores caem no Chile, suas cabeças penduram-se nos braços de estátuas de heróis mapuche. No Brasil, os povos indígenas gritam sua resistência e denunciam: “nenhuma gota a mais”; o povo preto exige a reparação histórica pelos crimes cometidos pelo estado brasileiro e o fim do genocídio de sua juventude pelas forças de “segurança” estatais e privadas; mulheres lutam pela igualdade de direitos e autonomia sobre seus próprios corpos e destinos. Essas lutas ecoam a continuidade de nosso passado colonial, com mais 500 anos de resistência, e sua vitória é parte inalienável da decolonização de que precisamos. Dito isso, pergunto: Que futuro queremos? E como o design se insere nesse projeto de futuro? Mas, antes de começar a responder, uma provocação:

O design, como se diz com frequência, tem a ver com os “futuros preferidos”. Entretanto, não seria esta noção de futuro, e do futural, inevitavelmente moderna? (...) Mais ainda, não estaria a noção de futuro com frequência condicionada contra o Sul Global, por exemplo nas representações dos efeitos da mudança climática, nas quais se pode detectar uma verdadeira “distribuição desigual de futuros apocalípticos”? Porque apelar então, a esta noção? (ESCOBAR, 2016: p. 243)

O questionamento trazido por Arturo Escobar nas páginas finais de Autonomía y Diseño evidencia como o design está condicionado a reproduzir categorias “inevitavelmente modernas”. Afinal, como vimos, o design nasce no seio da modernidade, fruto da ideologia do progresso, do “avanço” e desenvolvimento da ordem sociotécnica, da “superação” da natureza e da racionalidade impositiva da cultura europeia. Dessa forma, as prospecções sobre o futuro e o impulso por solucionar problemas através de novas tecnologias são praticamente um imperativo desta profissão.

Conforme estabelecemos de início, a construção de um design decolonial passa por reconhecer essas origens, condicionantes e tendências, para que se possa escapar dos padrões de pensamento estabelecidos pela modernidade/colonialidade. O pensar “sobre o futuro” do design hegemônico está contaminado com as categorias e utopias carregadas pela euromodernidade racista, patriarcal e capitalista. Assim, para a uma opção decolonial para o presente/futuro as perspectivas de tempo não-lineares das culturas não-europeias são um bom partido para se pensar os futuros possíveis, observando-se as potencialidades do presente e as experiências do passado.

Partindo da constatação de que existe uma evidente hegemonia de corpos políticos brancos e masculinos e sua produção teórica nas referências do ensino do design na FAU-USP, na primeira parte do presente trabalho buscamos entender as características inerentes à visão de mundo eurocentrada que se perpetua através dessa composição étnica e ontológica na construção do conhecimento, bem como os processos históricos que a consolidaram. Vimos que os processos de genocídio e epistemicídio que estabeleceram o conjunto de estruturas sociais e políticas – de raça, gênero, classe – do que convencionou-se chamar de modernidade têm sua raiz no dualismo ontológico que ordena as relações do branco/europeu/ocidental frente a sua alteridade – a natureza, a mulher, o africano, o ameríndio, o asiático, o oriental. Vimos também que essas relações se solidificaram e dispersaram durante a expansão colonial europeia, o que, por sua vez, propiciou o salto tecnológico que ensejou a ideologia do progresso, ao mesmo tempo em que estabeleceu as bases desiguais para o estabelecimento do sistema capitalista.

Após delinear os alicerces do sistema-mundo moderno/colonial/capitalista, partimos para uma descrição da ideologia do progresso enquanto parte integrante e estruturante da visão de mundo autocentrada do europeu, e, por extensão, das elites e ex-elites coloniais, dos colonos e imigrantes, que, ainda que com menos poder e influência, contribuem para sustentar o sistema de privilégios que viabilizam a desigualdade e o genocídio de pretos e indígenas. Compreender a ideologia do progresso nos deu pistas para observar o fenômeno do desenvolvimento enquanto manifestação dessa mesma ideologia no século XX, esboçando seus paralelos com os projetos de modernização e consolidação dos estados nacionais pós-coloniais, trazendo o caráter padronizador, embranquecedor e europeizante desses projetos, tanto sob a perspectiva dos povos quanto dos territórios ocupados pela euromodernidade. Ao mesmo tempo, identificamos a construção da indústria e consequentemente do design enquanto fruto e ferramenta para a fruição de tais projetos de modernização e desenvolvimento nas sociedades dos países do Sul Global.

Keep reading
Sign in or create your free account to read the rest of this chapter and the whole book. You will pick up right here.